terça-feira, 8 de novembro de 2011

David de Rothschild, na Amazônia, questiona Belo Monte

Depois de atravessar o Oceano Pacífico a bordo do catamarã Plastiki, feito de garrafas PET, o ambientalista e aventureiro David de Rothschild começa agora uma nova expedição aqui no Brasil. Nas próximas semanas, o inglês vai viajar pela Floresta Amazônica e mostrar, por meio da arte, que impacto a construção da Usina de Belo Monte terá sobre a região.

Em 2010 David de Rothschild e a equipe do projeto Plastiki cruzaram o Pacífico, saindo de São Francisco, nos Estados Unidos, e após 130 dias, chegaram a Sidney, na Austrália (leia os postsPlastiki: o barco sustentável de garrafas PET, Barco de PET conclui travessa do Pacífico do Blog da Redação. O catamarã, feito totalmente com material reciclado, fazia parte de um projeto para alertar o homem sobre a poluição marítima. Rothschild já participou de outras expedições, entre elas para o Ártico e a Antártica para chamar a atenção sobre a sobrevivência dos ursos, e em 2007, o ecologista esteve no Equador, onde viu de perto os efeitos que o lixo tóxico causa às populações indígenas e ao meio ambiente.

Essa semana, Rothschild inicia uma jornada pela região do rio Xingu, na Amazônia. A expedição que faz parte do projeto ARTiculate, do movimento MYOO*, reúne arte, ecologia e aventura. A ideia é viajar pela floresta e discutir mais sobre o impacto que a construção da Usina de Belo Monte trará sobre a região. Junto com a organização não-governamental Amazon Watch*, David de Rothschild quer refletir com as crianças das comunidades locais sobre os impactos da usina, em Belo Monte. A intenção é criar imensas instalações de arte que representem a biodiversidade dessa região amazônica, que provavelmente será perdida após a inundação da área. O foco do estudo será "What is lost?".

Durante a visita ao Brasil, David de Rothschild também fará parte do Festival SWU, que acontecerá em Paulínia, São Paulo. O ecologista inglês será um dos palestrantes do II Fórum Global de Sustentabilidade SWU, no dia 14 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário